Qual a diferença entre mentor e coach?

Os processos de coaching e mentoring são apontados muitas vezes como sinónimos, por existirem características semelhantes entre eles, mas, definitivamente, não são a mesma coisa! 

Por vezes, em algum momento da nossa vida, podemos nos sentir desorientados, frustrados, sem foco, parecendo que por mais que andemos não saímos do lugar. Nesses casos, existem processos que podem ajudar, como o coaching e/ou o mentoring, mas sabe exatamente quando solicitar cada um desses serviços?

Vamos começar por clarificar, rapidamente, em que consiste cada um dos processos.

O que é coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento de ferramentas e competências para conseguir alcançar uma meta num período de tempo previamente definido. Para isso, o coach irá auxiliar o seu coachee a sair do ponto de situação em que se encontra, utilizando estratégias que promovam maior empenho, foco e ação, onde, em conjunto, irão desenvolver tarefas para que as metas sejam alcançadas num prazo pré-definido.

O coach não precisa de ter experiência na área do seu cliente e, também, não é a sua função aconselhar e dar soluções para os seus problemas. O processo de coaching passa por auxiliar no autoconhecimento, de forma a que o coachee procure respostas através das questões e tarefas que lhe são direcionadas, fazendo com que ele ganhe mais consciência das suas capacidades, do seu valor e dos seus objetivos, empoderando-se das suas respostas, agindo de forma assertiva e concretizando os seus objetivos, seja na vida pessoal ou na carreira profissional.  

De salientar que o coaching não deve ser confundido com a consultoria em gestão de carreira, onde é feita uma abordagem mais orientadora e diretiva, dando sugestões concretas de cariz técnico, estratégico e tático para que o cliente desenvolva competências que lhe permitam ter maiores possibilidades de integrar o mercado de trabalho, sendo que a gestão de carreira destina-se a apoiar os desempregados a encontrar um novo emprego e a recolocar ativos nos quadros das empresas.


O que é mentoria?

A mentoria é uma relação entre duas pessoas, onde uma das pessoas é orientada por uma pessoa com mais experiência ou um conhecimento na área, que irá partilhar os seus conhecimentos e experiências, orientando e aconselhando o desenvolvimento da carreira.

O Mentor ajudará o mentorado a aprender e a crescer numa relação de compromisso, onde ambos possuem níveis de experiência diferentes. O que é importante focar é que o mentor irá ajudar o mentorado partilhando ensinamentos profissionais, podendo estes ter uma perspetiva pessoal, ajudando-o a ultrapassar as suas principais dificuldades, que porventura estejam a atrapalhar o seu sucesso.

Se por um lado o coaching é um processo que ajuda a pessoa a agir, otimizando o seu potencial, ao procurar sair do estado atual de forma a alcançar os seus objetivos, a mentoria é direcionado para a orientação profissional e pessoal, onde o mentor tem um alto nível de experiência, com sustentação teórica e prática para auxiliar uma pessoa menos experiente. 

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