Você constantemente tem ouvido falar sobre a importância das empresas, consultórios, clínicas ou até mesmo a sua marca pessoal estarem presentes nas redes sociais. O que a maioria das pessoas pensa é que criar conteúdo para as redes sociais é fácil e pode fazer isso sozinho, afinal, é só criar alguns posts, certo? Resposta ERRADA!
O gerenciamento de redes sociais é coisa séria e você vai descobrir assim que começar.
Alguns empresários optam por realizar a própria gestão de redes sociais da sua empresa, mas a frustração vem em seguida ao observar que o seu esforço não está trazendo resultados, e por que isso acontece? Porque para gerar resultado é preciso de estratégia de marketing, algo que apenas profissionais conhecedores do assunto são capazes de traçar pois já conhecem o mercado.
E quais são os problemas mais comuns ao realizar a própria gestão? Acompanhe abaixo:
1 – FALTA DE FOCO NA PERSONA
Se você não conhece com quem está falando, como se comunicar? Quando você nunca trabalhou com Marketing nas redes sociais, poderá se deparar com um desconhecimento sobre a persona do seu produto. Ou seja, quem é o seu potencial cliente, onde está, o que gosta, o que compartilha e segue nas redes sociais. Sendo assim, não vai demorar muito para identificar problemas na sua gestão de redes sociais.
2 – MÁ ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE POSTAGEM
Outro ponto que com o passar do tempo acontecerá é a falta de organização do fluxo de postagens. Administrar a quantidade de posts, conteúdos relevantes e identidade visual da sua empresa é um processo que exige tempo e conhecimento da área. O que acaba interferindo diretamente na qualidade da gestão de redes sociais que você apresenta aos seus seguidores.
3 – ACÚMULO DE ATIVIDADES
Ser o “faz tudo” da sua empresa, ao contrário do que se pode pensar, não vai lhe poupar gastos. Além do estresse ainda terá que lidar com a consequência de trabalhos mal desenvolvidos porque ninguém é bom em tudo! A criação de conteúdo exige pesquisa, experiência e um planejamento adequado de Marketing nas redes sociais. É preciso tempo e dedicação, por este motivo é tão importante contratar um profissional.
4 – DESCONHECIMENTO DA ANÁLISE DE DADOS
O monitoramento constante é a única forma de conseguir dimensionar o que está dando certo e nortear ainda mais o seu gerenciamento de redes sociais. Não ter um controle claro sobre o que está fazendo é um dos pontos que mais afetam aqueles que decidem, por conta própria, serem os próprios “social media” do seu negócio. Somente quando se entende a dimensão desse trabalho, que a ficha da dificuldade em executá-lo cai.
5 – RESULTADO INSATISFATÓRIO
Acredito que o resultado é o principal motivo pelo qual as pessoas vão atrás do marketing digital, certo? Seja na divulgação da sua marca ou na atração de potenciais clientes e pacientes, existe um desejo muito claro de ter mais um auxílio para o desenvolvimento da sua empresa no mercado. E quando o resultado não é satisfatório a frustração vem pois o seu esforço não valeu a pena. E é isso que acontece quando o seu conteúdo não é assertivo.
Nós da Believe You, esperamos que esse texto tenha somado ao seu conhecimento sobre gestão de redes sociais. Somos especialistas em marketing médico e podemos te ajudar na gestão das suas redes sociais. Entre em contato e saiba mais!