Você já pesquisou um local específico no Google ou procurou por um determinado tipo de empresa para conhecer as opções mais próximas de você que oferecem aquele produto ou serviço? Muito provavelmente, os resultados mostraram informações como o nome do local, telefone, endereço e horário de funcionamento, certo? Isso é o Google Meu Negócio!
Se sua instituição de saúde ainda não possui cadastro na plataforma, saiba que você está perdendo um importante aliado do SEO local que poderia ajudar o seu negócio a ser encontrado por pacientes em potencial.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google disponibilizada gratuitamente para empresários e empreendedores se cadastrarem e, dessa forma, divulgar seu negócio nos resultados de pesquisas orgânicas. Ao cadastrar a empresa na plataforma, é possível exibir importantes informações aos usuários, como:
- endereço;
- telefone;
- horário de funcionamento;
- fotos do local;
- horários de pico;
- avaliações.
Qual a importância do Google Meu Negócio para sua estratégia de marketing digital?
O Google é a principal fonte de pesquisa de usuários e consumidores que desejam encontrar informações sobre produtos, serviços e empresas. Para se ter uma ideia, dados levantados pela pesquisa realizada pela Provokers revelaram que 8 a cada 10 pessoas usam o Google para pesquisar sobre empresas e 95% usaram a plataforma para comparar negócios.
Os dados acima são suficientes para você entender a importância de sua empresa estar presente nos resultados de buscas orgânicas do Google. Mas vamos entender melhor quais são as principais vantagens de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio? Confira abaixo:
Aumento da presença on-line
Como dissemos, o cadastro da sua empresa na plataforma permite que o seu negócio seja exibido gratuitamente nos resultados de busca. Com isso, um número maior de pessoas passa a encontrar sua instituição ao realizar uma pesquisa on-line no Google. Ou seja, o aumento da sua presença on-line passa a ser muito maior ao apostar no Google Meu Negócio, sobretudo porque sua empresa poderá aparecer na primeira página dos resultados.
Maior interação com o público
A plataforma permite que o público deixe comentários com ideias, opiniões, críticas e perguntas no perfil da sua empresa. Essa funcionalidade possibilita uma maior interação com os usuários, já que você também poderá respondê-los. A interação entre empresa e usuário pode aumentar sua reputação, além de criar uma maior aproximação com pacientes atuais e pacientes em potencial.
Atinge os pacientes certos
Por falar em pacientes em potencial, o Google Meu Negócio também é um grande aliado para atrair pacientes que estão em um estágio avançado da jornada de compra. Quem pesquisa “clínica vascular em Ribeirão Preto”, por exemplo, tem alguma intenção em realizar uma consulta, certo? Ao ter seu cadastro na plataforma, você pode ser encontrado por esse usuário, receber um contato e aumentar as chances de que ele realize a consulta em sua clínica.
Análise de dados
O Google Meu Negócio disponibiliza diversas informações sobre a performance da empresa na plataforma. É possível analisar, por exemplo, quantas pessoas ligaram para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados, quantos solicitaram a rota pelo mapa, qual a localidade dos usuários, etc. Todos esses dados fornecem insights importantes para que você possa sempre melhorar suas estratégias e informações disponibilizadas na plataforma.
A importância das avaliações
Se a sua empresa estiver bem avaliada no Google, ela terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados da lista. Ou seja, você poderá ser encontrado por um número cada vez maior de pessoas.
No entanto, para além da otimização dos resultados, as avaliações desempenham um importante papel na hora de escolher uma instituição de saúde: a prova social. Segundo o próprio Google, empresas validadas pelos usuários têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores.
Uma pesquisa realizada pela Capterra também comprova a importância das avaliações: segundo o estudo, 69% das pessoas preferem consultar a opinião de outros clientes ao invés de ouvir especialistas. E mais: 80% dos entrevistados afirmam ter um nível de confiança alto ou muito alto no que leem.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Vendasta mostrou que 40% dos consumidores formam sua opinião sobre um negócio após lerem 3 avaliações. Esses dados mostram a importância das avaliações para influenciar a decisão de compra. Trazendo para a área da saúde, os dados mostram como o paciente pode optar por uma determinada instituição de saúde após analisar os comentários sobre ela no Google Meu Negócio.
Por isso, é importante estimular os pacientes atuais a deixarem uma avaliação e um comentário sobre a experiência na instituição, afinal quanto mais avaliações positivas você receber, maiores serão as chances de você conquistar novos pacientes. Responder as avaliações, sejam críticas ou elogios, também é importante para que os usuários percebam que você se preocupa com a experiência de cada paciente.