A psicologia das cores teve seu início há muito tempo, quando o escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe publicou o estudo que dizia que a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também, da percepção que temos de cada objeto ou elemento.
Johann acreditava que as cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja eram dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias como azul, roxo e verde transmitiam sensações tranquilizantes, por tratar-se de colorações suaves e estáticas.
Com o passar dos anos, os estudos sobre psicologia das cores foram evoluindo e, hoje, existem sensações atribuídas a cada cor. Observe alguns exemplos abaixo:
Amarelo: representa otimismo, clareza e juventude. Essa cor é popular no marketing, pois ilumina e estimula a criatividade;
Azul: representa harmonia, fidelidade, simpatia, espiritualidade e fantasia. É uma cor bastante usada por marcas, pois transmite uma ideia de segurança e confiança;
Branco: simboliza inocência, honestidade, pureza, paz, cura e tranquilidade. Representa também o início, o começo de algo novo;
Verde: é a cor do crescimento, da renovação e do renascimento. É associada à saúde, à natureza, à cura e à paz. Por isso, é comum vermos o verde presente em hospitais e clínicas;
Vermelho: transmite a ideia de urgência, imediatismo ou perigo. É uma das cores mais usadas no marketing, pois se destaca do restante e tende a atrair mais atenção;
Violeta: simboliza poder, calma, criatividade e sabedoria. Esta cor costuma ser associada ao feminino, por isso, é frequentemente usada em produtos de beleza.